Objectives and Key Results Program
Objectives and key results program – Como implementar OKRs? Este artigo explora o processo de implementação de um programa OKR.
Objectives and Key Results Program – Como implementar OKRs?
Aprender e adoptar novos processos, ferramentas, hábitos e terminologias é um desafio. Dessa forma, não deixe que estes desafios o impeçam de adoptar um programa de OKRs.
Assim, este artigo explora o processo de implementação de um programa OKR.
Para implementar um programa OKR é, por isso, importante seguir os seguintes passos:
- Preparar
- Definir OKRs
- Rastrear e medir OKRs
1 – Preparar o programa
Se esta a ler este artigo poderá estar, assim, a considerar implementar um programa de OKR na sua empresa ou equipa. Ainda bem que chegou a aqui. Dessa forma, qualquer que seja o motivo que o levou até nós, o importante é procurar aprofundar o seu conhecimento sobre OKRs de forma a começar a executar o seu programa de OKRs.
2 – Definir OKRs
Está decidido a adoptar OKRs? Excelente! Assim, o passo seguinte é definir os OKRs da organização e alinhar a equipa e indivíduos. Assim, os objectivos dos indivíduos devem estar alinhados aos objectivos da equipa. Para além disso, os objectivos das equipas devem estar alinhados aos objectivos da organização. Dessa forma, assegura-se um alinhamento vertical da organização. Isto porque, todos os colaboradores e equipas tem objectivos individuais, que contribuem para atingir objetivos comuns.
Em primeiro lugar, a empresa começar por definir OKRs estratégicos de alto nível no início de cada ano. Assim, a gestão deve definir os OKRs estratégicos em colaboração com as equipas. Para além disso, a equipa executiva deve asssegurar que o feedback dos colaboradores é considerado nestes OKRs gerais. Em seguida, as equipas desenvolvem os seus OKRs em colaboração com os colaboradores e a gestão executiva. Ainda mais, cada equipa deve ainda mapear os seus objectivos para os objectivos da empresa e garantir o alinhamento com outras equipas e iniciativas. Por fim, cada indivíduo pode definir objectivos individuais alinhados com os objectivos da equipa.
Do mesmo modo, apenas 3 a 5 resultados-chave devem ser definidor por objetivo. Para além disso, assegure que estes resultados são realistas. Dessa forma poderá manter uma cadência de sucesso ao perseguir os objectivos. Por fim, poderá motivar os colaboradores ao definir objectivos que sejam alcançáveis.
Por último, o contexto irá influenciar o seu programa. Isto porque, diferentes organizações têm diferentes estilos, culturas, processos e valores. Dessa forma, não é possível acertar na fórmula correcta à primeira. Por isso, o mais importante é começar e continuamente inspeccionar e adaprar os OKRs ao longo do programa.
3 – Rastrear e medir OKRs
Muitas empresas adoptam OKRs e depois deixam que estes se tornem, assim, um hábito. Dessa forma, as organizações devem definir OKRs por período (e.g., trimestre). No final desse período, estes devem ser medidos. Por um lado, se estes forem alcançados, novos OKRs devem ser definidos. Se, por outro lado, estes não forem alcançados, os OKRs podem ser movidos para o período seguinte. Por fim, se não forem eficazes, os OKRs devem ser alterados.
Por último, as equipas acompanham os seus resultados através de verificações muito regulares (e.g., cada semana). A empresa, também, pode acompanhar os resultados de forma menos regular (e.g., mensalmente). Por fim, ao fim do ciclo (e.g., trimestre), é feita uma verificação final. Para além disso, pode também ser feita uma retrospectiva para inspeccionar e adaptar o processo. Como resultado, como parte da retrospectiva, cada colaborador identifica o que pode ser melhorado, o que deve ser mantido e quais as acções de melhoria.
Sobre OKR
OKR
OKR é a sigla para Objectives and Key Results ou, em português, Objectivos e Resultados-chave.
Framework OKR
Porque é que os OKRs são importantes para as empresas? Este artigo explora os benefícios de usar OKRs.
Curso OKR
Quais as vantagens de uma formação em OKR, o que deve ter um curso OKR, quem deve fazer um formação OKR.